SEJAM BEM VINDOS!

BEM VINDO AO BLOG DA ASSEMBLEIA DE DEUS CEARENSE. DEUS ABENÇOE VOCÊ! Pr. Jorge Luiz.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

NÃO AS INOVAÇÕES

NÃO AS INOVAÇÕES

Por: José Wellington Bezerra da Costa

Renovação ou inovação? Embora muito semelhantes na pronúncia, estas palavras revelam-nos profundas divergências no contexto pentecostal. Renovar é mudar para melhor ou melhorar em alguns aspectos, enquanto que inovar é modificar o antigo e introduzir novos costumes, novas práticas e, no nosso caso, novas liturgias e maneiras de adoração no culto a Deus. Inovar, enfim, é querer tornar a igreja diferente, conformando-a, muitas vezes, com o mundo.

No meio em que vivemos, presenciamos todos os dias inovações das mais diversas. Algumas, até razoáveis; outras, esquisitas, antibíblicas. Não podem suportar as intempéries do tempo, porque, geralmente, são movimentos baseados na presunção, na porfia e noutros sentimentos carnais.

Observamos esses fatos, apenas, para lembrar que não precisamos copiar ou importar costumes e métodos para manter a estabilidade que o Espírito Santo nos legou, até aqui.

Liturgias humanas passam. Não, porém, a liturgia dos cultos da igreja primitiva. Veja 1 Co 14.26. Doutrinas meramente humana, logo cedem passagem para outras, recém-descobertas. Não, porém, a doutrina dos apóstolos. Rejeitemos essas inovações. Devemos expurgá-las do nosso meio!

A renovação de que precisamos, não seria melhorar alguns aspectos ao que já funcionou, comprovadamente, no início? E esta nova geração de obreiros não é fruto disso? O número atual de crentes, de templos, de obras sociais, de pastores, porventura não é a prova da eficácia do método de trabalho dos pioneiros? Podemos julgá-lo obsoleto?

A renovação de que precisamos, antes de quaisquer métodos ou estratégias, é o urgente retorno ao altar da oração, da busca da sabedoria e da fé, dons do Espírito, indispensáveis na execução das obras de Deus.

Da oração, porque orando tornamo-nos humildes diante de Deus; da sabedoria, porque ela é a mola mestra que norteia decisões; da fé, porque sem ela é impossível agradar a Deus.

Renovar sim. Inovar não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário