SEJAM BEM VINDOS!

BEM VINDO AO BLOG DA ASSEMBLEIA DE DEUS CEARENSE. DEUS ABENÇOE VOCÊ! Pr. Jorge Luiz.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

HISTÓRIA DA CGADB

HISTÓRIA DA CGADB


A história da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil – CGADB dá-se no ano de 1930. Após três décadas do surgimento no país das Assembleias de Deus, devido ao estupendo crescimento do movimento pentecostal iniciado pelos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, os pastores das Assembleias de Deus resolveram que já era tempo de se criar uma organização que estabeleceria o espaço para discussão de temas de máxima relevância para o crescimento da denominação.

A CGADB foi idealizada pelos pastores nacionais, visto que a igreja estava na responsabilidade dos missionários suecos e deram os primeiros passos em reunião preliminar realizada na cidade de Natal-RN em 17 e 18 de fevereiro do ano de 1929. A primeira Assembleia Geral da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil foi realizada entre os dias 5 e 10 de setembro, onde se reuniram a maioria dos pastores nacionais e os missionários que atuavam no país. Foi nessa Assembleia Convencional que os missionários suecos transferiram a liderança das Assembleias de Deus no Brasil para os pastores brasileiros. Nesta mesma reunião que liderança nacional decidiu-se por se criar um veículo de divulgação do evangelho e também dos trabalhos então realizados pelas Assembleias de Deus em todo o território nacional. Estava lançada a semente do que viria a ser o atual jornal Mensageiro da Paz. Com a rápida repercussão nacional, o periódico, então dirigido pelo missionário Gunnar Vingren, tornou-se o órgão oficial das Assembleias de Deus no Brasil.

As primeiras resoluções emanadas em Assembleias Convencionais de pastores das Assembleias de Deus foram emitidas nas Assembleias Gerais dos anos de 1933 a 1938. Nessas Assembleias Gerais deram-se longos debates sobre as características e identidade da igreja, o que hoje são por nós conhecidas como “usos e costumes”. As primeiras resoluções também tratavam acerca de alguns pontos doutrinários, principalmente no que se referia a conduta dos obreiros e que deveriam caracterizar a igreja sendo adotada por todas as Assembleias de Deus no Brasil. A igreja experimentava um extraordinário crescimento e chegavam aos mais longínquos recantos do país. Entre os anos de 1938 e 1945, quando se deu os rumores e finalmente o transcorrer da 2ª Grande Guerra Mundial, os lideres das Assembleias de Deus tinham enormes dificuldades de se locomoverem pelo país, e por causa desse fator não foram realizadas nenhuma assembleia convencional dos anos de 1939 e 1945.
Finalmente em 1946, em Assembleia Geral Ordinária realizada na cidade de Recife-PE os pastores das Assembleias de Deus de todo o país decidiram-se por tornar a CGADB em uma pessoa jurídica, com a responsabilidade de representar a igreja perante as autoridades governamentais, bem como a todos os segmentos da sociedade. O primeiro Estatuto apresentou como principais objetivos da CGADB: “promover a união e incentivar o progresso moral e espiritual das Assembleias de Deus; manter e propugnar o desenvolvimento da Casa Publicadora das Assembleias de Deus” e principalmente a aproximação das Assembleias de Deus no país: “Nenhuma Assembleia de Deus poderá viver isoladamente, sendo obrigatória a interligação das Assembleias de Deus no Brasil, com a finalidade de determinar a responsabilidade perante a Convenção Geral e perante as autoridades constituídas”. As Assembleias Gerais realizadas nas décadas seguintes foram marcadas por discussões e debates sobre temas relacionados as doutrinas bíblicas básicas e por projetos de desenvolvimento da Obra de Deus.

Em 1989, a CGADB promoveu uma Assembleia Geral Extraordinária na cidade de Salvador-BA, quando foi decidido pelo desligamento dos pastores do Ministério de Madureira, por força de dispositivo estatutário que impede ao ministro pertencer a mais de uma convenção nacional. Os ministros do Ministério de Madureira optaram por manter a existência da então recém-criada Convenção Nacional de Ministros da AD de Madureira (CONAMAD), abrindo com isso uma dissidência na igreja.

Os anos 90 marcam uma nova fase de crescimento das Assembleias de Deus no Brasil. Em maior parte, os resultados apresentados nesse novo período de crescimento dão-se, claramente, decorrente de medidas tomadas pela CGADB durante essa década. Sob a liderança do Pr. José Wellington Bezerra da Costa, a principal decisão foi a implantação do projeto Década da Colheita, um esforço evangelístico que envolveu praticamente toda a igreja no Brasil. O censo do IBGE de 2000 mostrou, em comparação com último censo de 1991, o quando a AD cresceu nos últimos dez anos do século 20.

Assombrada pelo vultoso crescimento da igreja e pela necessidade de um espaço mais adequado para o desenvolvimento de suas atividades, a CGADB inaugurou no dia 26 de novembro de 1996, sua nova sede, no bairro da Vila da Penha, cidade do Rio de Janeiro - RJ, em um moderno edifício de 4 andares, onde disponibilizados salas administrativas e um auditório com capacidade para 700 pessoas, além de anexo onde está instalada a EMAD – Escola de Missões das Assembleias de Deus e uma ampla loja da CPAD – Casa Publicadora das Assembleias de Deus.

Neste início de século 21, a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil continua implantando um projeto de desenvolvimento de sua participação mais ativa na sociedade do nosso querido país. Criou-se o Conselho Político da CGADB que tem por finalidade coordenar o projeto “Cidadania AD Brasil”, que desenvolve a consciência política na liderança das Assembleias de Deus no Brasil e gerencia o lançamento de candidatos oficiais da denominação nos pleitos eleitorais em todo Brasil. Hoje as Assembleias de Deus contam com 22 deputados federais, 38 deputados estaduais e 1.010 vereadores. Na área cultural, a CGADB inova com o ambicioso projeto de implantação da Faculdade Evangélica de Ciências, Tecnologia e Biotecnologia da CGADB – FAECAD, oferecendo a princípio quatro cursos: administração de empresas, comércio exterior, direito e teologia. A FAECAD já obteve o reconhecimento do MEC e as atividades da mesma começaram no mês de agosto de 2005.


Os frutos de um trabalho volumoso que vem sendo empreendido na liderança do Pr. José Wellington Bezerra da Costa, juntamente com a Mesa Diretora, continuam a serem colhidos pela Convenção Geral e face as comemorações dos 75 anos de existência de nossa querida CGADB, temos no Senhor Jesus, o galardoador fiel, nossa gratidão. E a cada dia que olhamos para o gigantesco trabalho que tem se tornado a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, devemos louvar ao Senhor, rendendo-lhe a mais tenra adoração e gratidão, e ainda sim, pedir graça ao bom Deus no intuito de continuar iluminando nossa liderança maior, a fim de que esta obra faça avançar o Reino de Deus na Terra. Diz a Palavra de Deus: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças.” Ec 9.10.

Assembleias Gerais Realizadas e Convenções e seus Presidentes

Foi em 1930 que se realizou a primeira Assembleia Convencional. A Igreja hospedeira foi a Assembleia de Deus em Natal, RN. Os trabalhos foram presididos pelo pastor Cícero Canuto de Lima. Por falta de registros, pouco se sabe do que foi tratado naquela Assembleia. No entanto, sabe-se que naquela reunião ocorreu a fusão dos jornais “Boa semente” e “Som Alegre”, resultando daí o “Mensageiro da Paz”, que é o nosso atual órgão oficial.

Após esta reunião, a Assembleia só voltou a ser realizada em abril de 1933, no Rio de Janeiro. O presidente foi o Missionário Samuel Nystron e o secretário Emilio Conde.

Há 75 anos a CGADB vem realizando assembleias convencionais

A seguir estão relacionadas as datas das Assembleias Convencionais da CGADB, o local onde foram realizadas e os respectivos presidentes:

1ª. Assembleia Geral
Data: 05 a 10 de setembro de 1930
Local: Natal, RN
Presidente: Cícero Canuto de Lima

2ª. Assembleia Geral
Data: 09 a 16 de abril de 1933
Local: São Cristóvão, RJ
Presidente: Samuel Nystrom
Secretário: Emílio Conde

3ª. Assembleia Geral
Data: 14 a 25 de fevereiro de 1934
Local: Recife, PE
Presidente: Otto Nelson

4ª. Assembleia Geral
Data: 07 a 15 de setembro de 1935
Local: João Pessoa, PB
Presidente: Otto Nelson
Vice-Presidente: Nils Kastberg
1º Secretário: Joel Carlson
2º Secretário: José Moraes

5ª. Assembleia Geral
Data: 03 a 17 de outubro de 1937
Local: Recife, PE

6ª. Assembleia Geral
Data: 05 a 11 de agosto de 1938
Local: Recife, PE
Presidente: Samuel Nystrom
Vice-Presidente: José Bezerra da Silva
1º Secretário: José Menezes
2º Secretário: Virgil Smith

7ª. Assembleia Geral
Data: 21 a 28 de outubro de 1946
Local: Recife, PE
Presidente: Samuel Nystrom
Vice-Presidente: Cícero Canuto de Lima
1º Secretário: José Menezes
2º Secretário: Herbert Gustav Nordlund

OBS.: Neste ano a CGADB surgiu como personalidade jurídica, com registro nº 148, livro A nº 01, em 28/10/46, publicado em Diário Oficial nº 272 de 28/11/46, parágrafo 15865

8ª. Assembleia Geral
Data: 06 a 11 de outubro de 1947
Local: São Paulo, SP
Presidente: Cícero Canuto de Lima
Vice-Presidente: Paulo Leivas Macalão
1º Secretário: Eugênio Martins Pires
2º Secretário: José Bezerra da Silva

9ª. Assembleia Geral
Data: 22 a 27 de novembro de 1948
Local: Natal, RN
Presidente: Samuel Nystrom
Vice-Presidente: Francisco Pereira do Nascimento
1º Secretário: Herbert Gustav Nordlund
2º Secretário: José Menezes

10ª. Assembleia Geral
Data: 07 a 12 de novembro de 1949
Local: São Cristóvão, RJ
Presidente: Nels Julius Nelson
Vice-Presidente: Bruno Skolimowski
1º Secretário: Eugênio Martins Pires
2º Secretário: Alfredo Reikdal

11ª. Assembleia Geral
Data: 22 a 26 de outubro de 1951
Local: Porto Alegre, RS
Presidente: Herbert Gustavo Nordlund
Vice-Presidente: Francisco Pereira do Nascimento
1º Secretário: Eugênio Martins Pires
Presidente de Honra: Levy Pethrus

12ª. Assembleia Geral
Data: 15 a 19 de junho de 1953
Local: Santos, SP
Presidente: Francisco Pereira do Nascimento
Vice-Presidente: Francisco Miranda
1º Secretário: Alcebíades Pereira Vasconcelos
2º Secretário: Waldomiro Martins Ferreira

13ª. Assembleia Geral
Data: 17 a 22 de outubro de 1955
Local: Belém, PA
Presidente: Francisco Pereira do Nascimento
Vice-Presidente: Paulo Leivas Macalão
1º Secretário: Alcebíades Pereira Vasconcelos
2º Secretário: Eugênio Martins Pires

14ª. Assembleia Geral
Data: 11 a 15 de novembro de 1957
Local: Belo Horizonte, MG
Presidente: Cícero Canuto de Lima
Vice-Presidente: Alcebíades Pereira Vasconcelos
1º Secretário: Eugênio Martins Pires
2º Secretário: Delfino Brunelli

15ª. Assembleia Geral
Data: 16 a 21 de novembro de 1959
Local: São Cristóvão, RJ
Presidente: Francisco Pereira do Nascimento
Vice-Presidente: Geraldo Sales
1º Secretário: Moysés Gonçalves Malafaia
2º Secretário: Antônio Petronilio dos Santos

16ª. Assembleia Geral
Data: 18 a 23 de novembro de 1962
Local: Recife, PE
Presidente: Antônio Petronilio dos Santos
Vice-Presidente: Antonieto Granjeiro Sobrinho
1º Secretário: Armando Chaves Cohen
2º Secretário: José Pimentel de Carvalho

17ª. Assembleia Geral
Data: 16 a 21 de novembro de 1964
Local: Curitiba, PR
Presidente: José Pimentel de Carvalho
Vice-Presidente: Paulo Leivas Macalão
1º Secretário: João Pereira de Andrade e Silva
2º Secretário: José Severino de Oliveira

18ª. Assembleia Geral
Data: 05 a 09 de dezembro de 1966
Local: Santo André, SP
Presidente: Túlio Barros Ferreira
Vice-Presidente: Paulo Leivas Macalão
1º Secretário: Elizeu Feitosa de Alencar
2º Secretário: Geziel Nunes Gomes

19ª. Assembleia Geral
Data: 25 a 29 de novembro de 1968
Local: Fortaleza, CE
Presidente: João Alves Corrêa
Vice-Presidente: José Pimentel de Carvalho
1º Secretário: Armando Chaves Cohen
2º Secretário: Luiz Bezerra da Costa

20ª. Assembleia Geral
Data: 18 a 23 de outubro de 1971
Local: Niterói (Fonseca), RJ
Presidente: Alípio da Silva
Vice-Presidente: Moysés Soares da Fonseca
1º Secretário: Elizeu Feitosa de Alencar
2º Secretário: Waldemar Cruz
JUNTA EXECUTIVA
Presidente: João Alves Corrêa
Vice-Presidente: Moysés Soares da Fonseca
1º Secretário: Geziel Nunes Gomes
2º Secretário: Elizeu Feitosa de Alencar
Tesoureiro: Alípio da Silva
CONSELHO ADMINISTRATIVO
João Soares Dorneles, José Pimentel de Carvalho, Anselmo Silvestre, Cícero Canuto de Lima, João Pereira de Andrade e Silva, Paulo Leivas Macalão, Túlio Barros Ferreira, Carlos Malafaia, José Amaro da Silva, Luiz Bezerra da Costa e José de Souza Reis
COMISSÃO DE CONTAS
José Antônio de Carvalho, Gilberto Gonçalves Malafaia, Elizeu Feitosa de Alencar, Joaquim Marcelino da Silva e Lupércio Vergniano

21ª. Assembleia Geral
Data: 21 a 28 de janeiro de 1973
Local: Natal, RJ
Presidente: João Batista da Silva
Vice-Presidente: Túlio Barros Ferreira
1º Secretário: Luiz Bezerra da Costa
Tesoureiro: José Apolônio da Silva
JUNTA EXECUTIVA
Presidente: José Pimentel de Carvalho
Vice-Presidente: Joaquim Marcelino da Silva
1º Secretário: Geziel Nunes Gomes
2º Secretário: Álvaro Motta
Tesoureiro: Alípio da Silva
CONSELHO ADMINISTRATIVO
José Rodrigues Muniz, Firmino da Anunciação Gouveia, Otoniel Alves de Alencar, Manoel Alves Ribeiro, Emiliano Ferreira da Costa, José Apolônio da Silva, João Batista da Silva, José Amaro da Silva, Túlio Barros Ferreira, Anselmo Silvestre, José Antonio de Carvalho, Paulo Leivas Macalão, Manoel Luiz Bezerra, José Leite de Lacerda, Neemias José Inácio, Hilário Pereira da Silva, Satiro Loureiro, João soares Dorneles e Anísio Francisco da Silva
CONSELHO FISCAL
Horácio da Silva Júnior, Nicodemos José Loureiro, Antônio Augusto Rocha, Antônio da Silva e Luiz Cesário da Silva

22ª. Assembleia Geral
Data: 20 a 23 de janeiro de 1975
Local: Santo André, SP
Presidente: Túlio Barros Ferreira
Vice-Presidente: Nicodemos José Loureiro
1º Secretário: Álvaro Motta
2º Secretário: Pedro de Souza Neves
Tesoureiro: Lupércio Vergniano
JUNTA EXECUTIVA
Presidente: José Pimentel de Carvalho
Vice-Presidente: Joaquim Marcelino da Silva
1º Secretário: Geziel Nunes Gomes
2º Secretário: Álvaro Motta
Tesoureiro: Alípio da Silva
CONSELHO ADMINISTRATIVO
Região Norte
José Rodrigues Muniz, Firmino da Anunciação Gouveia, Leonardo Severo da Luz, Manoel Antonio Batista, Suplente: Serafim Pires de Souza
Região Nordeste
José Apolônio da Silva, Issac Martins Rodrigues, Rodrigo Santana, Suplente: Antônio Fernandes das Chagas
Região Sudeste
Túlio Barros Ferreira, Anselmo Silvestre, Cícero Canuto de Lima, José de Souza Reis, Suplente: José Gomes de Souza

23ª AGO
Data: 1977
Presidente: José Pimentel de Carvalho

24ª AGO
Data: 1979
Local: RS
Presidente: Túlio Barros Ferreira

25ª AGO
Data: 1981
Local: MG
Presidente: José Pimentel de Carvalho

26ª AGO
Data: 1983
Local: ES
Presidente: Manoel Ferreira

27ª AGO
Data: 1985
Local: GO
Presidente: José Pimentel de Carvalho

28ª AGO
Data: 1987
Local: BA
Presidente: Alcebíades Pereira Vasconcelos

29ª AGO
Data: 1988
Presidente: José Wellington Bezerra da Costa
1988 - Presidente: Avelino Maicá da Silveira

30ª AGO
Data: 1990
Local: SP
Presidente: José Wellington Bezerra da Costa

31ª AGO
Data: 1993
Local: MT
Presidente: Sebastião Rodrigues de Souza

32ª AGO
Data: 1995
Local: BA
Presidente: José Wellington Bezerra da Costa

33ª AGO
Data: 1997
Local: MG
Presidente: José Wellington Bezerra da Costa

34ª AGO
Data: 1999
Local: SP
Presidente: José Wellington Bezerra da Costa
35ª AGO
Data: 15 a 19 de janeiro de 2001
Local: Brasília, DF
Presidente: José Wellington Bezerra da Costa

36ª AGO
Data: 27 a 31 de janeiro de 2003
Local: Maceió, AL
Presidente: José Wellington Bezerra da Costa

37ª AGO
Data: 04 a 09 de Abril de 2005
Local: Riocentro - Rio de Janeiro, RJ
Presidente: José Wellington Bezerra da Costa

38ª AGO
Data: 16 a 20 de Abril de 2007
Local: Palácio das Convenções Anhembi - São Paulo, SP
Presidente: José Wellington Bezerra da Costa

39ª AGO
Data: Abril de 2009
Local: Serra – Espírito Santo
Presidente: José Wellington Bezerra da Costa

40ª AGO
Data: 12 a 14 de Abril de 2011
Local: Grande Templo, Cuiabá-MT
Presidente: José Wellington Bezerra da Costa



Nenhum comentário:

Postar um comentário