SEJAM BEM VINDOS!

BEM VINDO AO BLOG DA ASSEMBLEIA DE DEUS CEARENSE. DEUS ABENÇOE VOCÊ! Pr. Jorge Luiz.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

DOUTRINA E COSTUMES

DOUTRINA E COSTUMES

Por: José Wellington Bezerra da Costa

Constantemente verificamos que as pessoas fazem certa confusão a respeito do significado dessas duas palavras. Embora elas se pareçam na prática, mas em sua significação elas são distintas. Doutrina é o ensinamento bíblico de forma sistemática.
Costume, no nosso caso eclesiástico, trata-se do comportamento do crente, da sua postura diante do mundo.

A doutrina, por ser bíblica, não pode sofrer adaptações, conforme as circunstâncias da época. Na Palavra de Deus não se pode mexer. Nos costumes sim. Eles são facilmente manipulados, porque o “deus deste século” (2 Co 4.4) é quem dita às tendências da moda aos estilistas ou decide o que deve ser veiculado nos meios de comunicação, conforme as suas conveniências malignas. Eis as razões porque a Igreja não pode aceitar os costumes deste mundo. Nós não somos cidadãos deste mundo e o nosso governo é o Senhor Jesus Cristo. Os padrões do mundo são contrários aos princípios bíblicos, 1 Jo 5.19.

A Igreja como “sal da terra”, deve influenciar nos padrões e costumes do mundo. Mas ocorre exatamente o contrário.

Igreja, literalmente, significa “chamada para fora”. Isto quer dizer que fomos chamados para deixar o mundo e pertencer a Deus. Ora, se fomos chamados para fazer a diferença, não podemos aceitar os mesmos costumes e práticas do mundo, de onde saímos.

A Assembleia de Deus no Brasil, desde os seus primórdios, é uma igreja observadora dos bons costumes pautados na doutrina essencialmente bíblica. É verdade que têm ocorrido alguns extremismos, que geralmente conduzem à intolerância.

Se os nossos pastores permitirem que certos costumes do mundo sejam “liberados”, para cada crente fazer o que bem entender, sem a devida orientação bíblica, fatalmente ocorrerá uma mornidão espiritual, tal qual se detectou na igreja de Laodicéia. Não mais se poderão corrigir os excessos que certamente ocorrerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário